O escritório de fermentação de ideias
Ao longo dos últimos anos foi verificado que muitos alunos ingressam no curso de Engenharia de Alimentos da Universidade Federal do Pará (UFPA), sem realmente saber o que vem a ser a Engenharia de Alimentos e os requisitos necessários para a formação do profissional, o que consequentemente resulta em muitas reprovações, principalmente nos primeiro ano do curso.
Também foi observado que muitos dos alunos não conseguem visualizar as possibilidades do mercado de trabalho na região Norte, em função da falta de um polo industrial na região. Isso causa um desânimo nos alunos, que desmotivados, acabam reprovando também nos últimos anos do curso.
Embora existam algumas empresas capazes de absorver os engenheiros de alimentos formados na UFPA, a maioria delas também desconhece as atribuições destes profissionais e quando conhecem, preferem contratar mão‐de‐obra de outros estados.
Neste sentido, a criação do Escritório de Fermentação de Ideias possa ser o elo que faltava entre os alunos do curso de Engenharia de alimentos e Faculdade.