top of page

O FUTURO DE UM ENGENHEIRO DE ALIMENTOS

O Engenheiro de Alimentos pode atuar dentro dos seguintes SEGMENTOS:

 

> Indústria de Produtos Alimentícios

 

> Indústria de Insumos para Processos e Produtos (matérias-primas,  equipamentos, embalagens, aditivos, enzimas, microorganismos)

 

> Empresas de Serviços (consultoria, análises laboratoriais e sensoriais)

 

> Órgãos e Instituições Públicas (Universidade, ANVISA)

 

E dentro desses SEGMENTOS pode exercer uma série de atividades nas seguintes ÁREAS:

 

 

PRODUÇÃO / PROCESSOS

Racionalização e melhoria de processos de produção de alimentos e fluxos produtivos para incremento da qualidade e produtividade, e para redução dos custos industriais.

 

 

GARANTIA DE QUALIDADE
Determinação dos padrões de qualidade para os processos (desde a matéria-prima até o transporte do produto final), planejamento e implantação de estruturas para análise e monitoramento destes processos, e treinamento de pessoas para prática da qualidade como rotina operacional.

 

 

PESQUISA E DESENVOLVIMENTO
Desenvolvimento de novos produtos e tecnologias com objetivo de atingir novos mercados, redução de desperdícios, reutilização de subprodutos e aproveitamento de recursos naturais disponíveis.

 

 

PROJETOS
Planejamento, execução e implantação de projetos de unidades de processamento ("plant lay-out", instalações industriais, equipamentos), bem como seu estudo de viabilidade econômica para averiguar se a implantação de determinado empreendimento terá sucesso.

 

 

COMERCIAL / MARKETING

Utilização do conhecimento técnico como diferencial de marketing na prospecção e abertura de mercados, na assistência técnica, no desenvolvimento de produtos junto aos clientes e apoio à área de vendas.

 

 

FISCALIZAÇÃO DE ALIMENTOS E BEBIDAS

Atuação junto aos órgãos governamentais de âmbito municipal, estadual e federal, objetivando o estabelecimento de padrões de qualidade e identidade de produtos, e na aplicação destes padrões pelas indústrias, garantindo assim, os direitos do consumidor.

 

 

AGORA, SERÁ QUE EU SEREI CAPAZ DE DESMPENHAR TODAS ESSAS ATIVIDADES DEPOS DE FORMADO ?

 

 

CLARO QUE SIM. Você será capaz de desenvolver todas essas atividades porque o Curso de Graduação em Engenharia de Alimentos da Universidade Federal do Pará (UFPA), através de sua estrutura curricular é capaz de formar engenheiros com domínio de conteúdos técnico-científicos e profissionais, suficientes para absorver e desenvolver novas tecnologias, somado a conhecimentos multidisciplinares que estimulem sua atuação crítica e criativa na identificação e resolução de problemas, considerando seus aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais com visão ética e humanística em atendimento às demandas da sociedade.

 

O Curso de Graduação em Engenharia de Alimentos não visa formar um profissional “pronto” ou “acabado” para desempenhar alguma função específica, mas capacita-lo para continuar em ascensão, participe em sistemas de educação continuada, possua formação básica sólida, apresente profunda concepção física e matemática, seja conhecedor da informática como ferramenta usual e rotineira, tenha capacidade de gerenciar atividades e recursos humanos, por isso o curso também oferece disciplinas na área de Ciências Humanas, visando introduzir os conceitos administrativos para as atividades gerenciais, apresente experiência em modelos avançados de gerência, tenha capacidade de trabalhar em grupos e liderar pessoas, possua conhecimentos sobre o meio ambiente, possua sólida formação cultural e tecnológica, apresente criatividade e inserção no mundo, tenha capacidade e hábito de pesquisar e apresente exercício e desenvolvimento do senso crítico.

 

Para isso o curso de Engenharia de alimentos apresenta uma estrutura curricular que garantirá ao profissional, algumas COMPETÊNCIAS e HABILIDADES essenciais para sua atuação no mercado de trabalho, este profissional será capaz de:

 

> Aplicar conhecimentos matemáticos, científicos, tecnológicos e instrumentais à Engenharia de Alimentos;

 

> Aplicar conhecimentos de Ciência de Alimentos;

 

> Projetar e conduzir experimentos e interpretar resultados;

 

> Conceber, projetar e analisar sistemas, produtos e processos;

 

> Identificar, formular e resolver problemas de Engenharia de Alimentos;

 

> Supervisionar a operação e a manutenção de sistemas;

 

> Comunicar-se eficientemente nas formas escrita e oral;

 

> Atuar em equipes multidisciplinares;

 

> Compreender e aplicar a ética e responsabilidade profissionais;

 

> Avaliar o impacto das atividades da 

 

> Engenharia de Alimentos no contexto social e ambiental;

 

> Avaliar a viabilidade econômica de projetos de Engenharia de Alimentos;

 

> Assumir a postura de permanente busca de atualização profissional.

 

MAS, POR QUE ESTUDAR TUDO ISSO ????

 

Esse caráter multidisciplinar da profissão é consequência do tipo de informações necessárias para o domínio da tecnologia de processamento dos alimentos. É preciso conhecer com profundidade os alimentos:

 

> Tipo de alimentos (carnes, frutas, hortaliças, laticínios, grãos etc.)

> A composição (proteínas, carboidratos, vitaminas, lipídios, etc.)

> A bioquímica (reações enzimáticas, respiração, maturação, envelhecimento, etc.)

 

>A microbiologia (microorganismos característicos, deterioração, etc.)

> As características sensoriais (sabor, textura, aroma, etc)

 

E as mais variadas técnicas e processamento:

 

> Beneficiamentos ( moagem, extração de polpas, de sucos, de óleos, etc.)

> Tratamentos térmicos (pasteurização, esterilização, congelamento, liofilização, etc.)

> Biotecnologia (fermentação, tratamentos enzimáticos, etc.)

> Emprego de ingredientes e matérias-primas

 

 

 

 

 

Fontes:

[1] ABEA - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS

[2] CONSEPE - CONSELHO SUPERIOR DE PESQUISA, ENSINO E EXTENSÃO - RESOLUÇÃO N. 3.948, DE 19 DE FEVEREIRO DE 2010 - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ.

 

Please reload

bottom of page