top of page

Por que a embalagem da batata Ruffles é gordinha ?

 

Quem nunca ouviu aquela piadinha com a batata Ruffles: "Está vindo um pouco de batata na embalagem de ar que vocês estão vendendo" ?

 

Pois é, mas há uma explicação para aquele arzinho dentro da embalagem desse deliciosa batata e se chama ciência e tecnologia de alimentos.

 

Explicaremos direitinho a vocês...

 

Como já devem saber as batatas do tipo chips recebem um processo de fritura para ficar com aquele gostinho e crocância característicos.

 

O óleo da fritura que permanece nas batatinhas após fritas é formado, de maneira geral, por três ácidos graxos e um glicerol.

 

Quando esse óleo entre em contato com oxigênio ocorre o que chamamos de ranço oxidativo, isto é, os ácidos graxos se despreendem da gordura conferindo um odor super desagradável além de um sabor intragável, o que é comumente chamado de sabor rançoso.

 

Por isso, ao embalar as batatas chips, as indústrias utilizam um equipamento especial (aí já entra a Engenharia de Alimentos *-*) para retirar o ar de dentro da embalagem e é injetar gás nitrogênio criando a chamada atmosfera modificada. O nitrogênio é um gás inerte que não vai reagir com o óleo da batata e vai conservar as características do produto.

 

Tá vendo, o ar, ou melhor, o nitrogênio não está alí por nada, isso é CIÊNCIA, TECNOLOGIA, É ENGENHARIA DE ALIMENTOS. 

RichText.

Please reload

bottom of page